• escola-jardim1
  • escola-jardim2
  • escola-jardim3
  • escola-jardim4
  • escola-jardim5
  • escola-jardim6
  • escola-jardim7

Contexto local

A vila litorânea de Serra Grande, que conta com cerca de 4.000 habitantes, está localizada entre Ilhéus e Itacaré, numa região que há 15 anos era praticamente inacessível. Hoje, a rodovia asfaltada já permite o trânsito de pessoas por esta área que ainda possui remanescentes de Mata Atlântica, praias preservadas, águas limpas e paisagens exuberantes, tanto que foi criada ali uma APA (Área de Proteção Ambiental) e um Parque Estadual. ONGs e iniciativas socioambientais buscam caminhos para preservar esta enorme biodiversidade, promovendo ao mesmo tempo o desenvolvimento sustentável da região, apoiando o esforço da comunidade local para se situar dentro deste novo contexto socioeconômico.

A comunidade de Serra Grande enfrenta hoje uma série de desafios. É preciso mudar hábitos antigos como a extração de madeira, a queimada, a caça de animais silvestres etc., buscando encontrar fontes de renda dentro do ecoturismo: trabalho em hotéis, casas de veraneio, gastronomia ou construção civil, guias turísticos, artesãos e autônomos. O convívio com os habitantes novos que vêm de fora traz um choque cultural, de valores e hábitos. Além disso, há os impactos negativos do crescimento populacional: lixo, ocupação irregular de terras, criminalidade e tráfico de drogas. As taxas de analfabetismo e de desemprego são altas, faltam opções de trabalho para jovens e adultos, empurrando muitos para o alcoolismo e a marginalidade.

A Escola Dendê da Serra, por sua vez, enfrentao desafio de adaptar a proposta pedagógica Waldorf à realidade de Serra Grande.A maioria dos alunos provém de famílias de baixa renda, da vila e da zona rural. Há crianças marcadas por deficiências materiais oualimentares, algumas possuem dificuldades de concentração e aprendizagem. Por outro lado, os nossos alunos surpreendem pela sua destreza física e habilidade manual, seus conhecimentos da natureza, seu potencial artístico, musical e rítmico. A nossa comunidade escolar, é enriquecida pelas heranças indígenas, europeias e africanas, tanto das crianças da comunidade local como da pequena percentagem de crianças provenientes de famílias de classe media de diversas localidades. A convivência entre as crianças destes diferentes grupos sociais faz parte da proposta da escola, bem como a conscientização dos diversos grupos de pais.