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A PEDAGOGIA WALDORF

A Pedagogia Waldorf vê o ser humano como participante e criador de sua própria cultura, e assim, o ensino, as aulas e toda a vida escolar são permeados de atividades artísticas, realizadas por todas as crianças e todos os professores. O elemento artesanal e prático também é muito valorizado, o fazer ao invés de consumir algo já feito. Os alunos costuram bolsas e estojos, confeccionam objetos de madeira úteis, fazem horta e aprendem a fazer pão e cozinhar, entre muitas outras atividades, que são utilizadas como forma de ensinar o currículo escolar proposto pelo MEC.

Apontada pela UNESCO como sendo o modelo de pedagogia capaz de responder aos desafios educacionais de nosso tempo, principalmente nas áreas de grandes diferenças culturais, a Pedagogia Waldorf atende plenamente ao objetivo do Departamento de Políticas de Educação Infantil e Ensino do Ministério da Educação, ao tratar a gestão democrática da escola, os materiais didático-pedagógicos e a formação do professor como fatores determinantes para a qualidade social da educação.

Atualmente existem Escolas Waldorf espalhadas por todos os continentes, formando a rede educacional independente que mais cresce no mundo. A Federação das Escolas Waldorf no Brasil, fundada em 1998, é a entidade responsável pela congregação das escolas Waldorf espalhadas pelo país, tendo como um de seus objetivos, consolidar a Pedagogia Waldorf na sociedade brasileira.

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