Escola Dendê da Serra

A Escola Dendê da Serra é um projeto social filantrópico que busca contribuir para reduzir a desigualdade social através de uma educação de qualidade aberta a todos, com Educação Infantil e Ensino Fundamental completo. Hoje, atende 235 crianças de 3 a 16 anos, sendo a maioria alunos da comunidade local, oriundos de famílias menos favorecidas e que são bolsistas integrais. A outra parte dos alunos são filhos de famílias pagantes que se alinham à proposta da Escola, e ainda filhos de colaboradores.
A Associação Pedagógica Dendê da Serra (APDS) é a instituição mantenedora do projeto, que conta com a participação de pais, professores e apoiadores da Escola no planejamento estratégico e na organização da Comunidade Escolar.
O ensino é baseado na pedagogia antroposófica (Pedagogia Waldorf), que inclui os conteúdos do currículo regular e ainda oferece uma série de outras atividades práticas e artísticas, possibilitando um desenvolvimento mais completo das crianças, com disciplinas complementares como teatro, música, dança, pintura, desenho, trabalhos manuais (costura, crochê, tricô, etc.), arte em madeira, expressão corporal, jardinagem e agricultura ecológica.
A Dendê da Serra tem como princípio promover a integração social de crianças de diferentes origens socioeconômicas e culturais, priorizando as crianças de baixa renda.
Como resultado desse trabalho, em 2015, a Dendê da Serra recebeu o reconhecimento das organizações internacionais Ashoka e Alana, como uma das 21 Escolas Transformadoras do Brasil (saiba mais sobre as Escolas Transformadoras).
Pedagogia Waldorf

A Educação Waldorf não é um sistema, mas uma arte de despertar o que realmente está dentro do ser humano. Embasada na concepção de ser humano e de mundo desenvolvida pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner (1861-1925), a Pedagogia Waldorf tem como objetivo o desenvolvimento integral de cada criança, dentro de um ritmo coletivo saudável e adequado às necessidades das diferentes faixas etárias.

Atualmente, existem Escolas Waldorf espalhadas por todos os continentes, formando a rede educacional independente que mais cresce no mundo. A Federação das Escolas Waldorf no Brasil, fundada em 1998, é a entidade responsável pela congregação das escolas Waldorf espalhadas pelo país, tendo como um de seus objetivos, consolidar a Pedagogia Waldorf na sociedade brasileira.

Nossa história

A Escola Dendê da Serra iniciou seu trabalho em 2001, no curral de uma fazenda, com as crianças de uma escolinha rural multisseriada que funcionava no local. Logo em seguida, começou uma turma de Educação Infantil.
Nos anos seguintes, com doações de vários parceiros, a Dendê da Serra conquistou seu próprio espaço físico, com muito espaço verde em meio à Mata Atlântica, e com salas de aula adptadas às questões pedagógicas.

Nesses 18 anos, a escola vem aprimorando seu trabalho de educação e integração social na Área de Proteção Ambiental Itacaré-Serra Grande, interagindo com as necessidades e potencialidades da região onde está inserida e com a bagagem sociocultural que a diversidade de alunos traz para o ambiente escolar, tornmando-se uma referência internacional de escola Waldorf comunitária e filantrópica.

© Equipe de Comunicação Dendê da Serra. Orgulhosamente criado por Wix.com

  • Instagram
  • YouTube
  • w-facebook