top of page

Escola Dendê da Serra

IMG_9927.jpg
A Escola Dendê da Serra é um projeto social filantrópico que busca contribuir para reduzir a desigualdade social através de uma educação de qualidade aberta a todos, com Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio completos. Hoje, atende mais de 300 crianças de 3 a 18 anos, sendo a maioria alunos da comunidade local, oriundos de famílias menos favorecidas e que são bolsistas integrais. A outra parte dos alunos são filhos de famílias pagantes que se alinham à proposta da Escola, e ainda filhos de colaboradores.
A Associação Pedagógica Dendê da Serra (APDS) é a instituição mantenedora do projeto, que conta com a participação de pais, professores e apoiadores da Escola no planejamento estratégico e na organização da Comunidade Escolar.
O ensino é baseado na pedagogia antroposófica (Pedagogia Waldorf), que inclui os conteúdos do currículo regular e ainda oferece uma série de outras atividades práticas e artísticas, possibilitando um desenvolvimento mais completo das crianças, com disciplinas complementares como teatro, música, dança, pintura, desenho, trabalhos manuais (costura, crochê, tricô, etc.), arte em madeira, expressão corporal, jardinagem e agricultura ecológica.
A Dendê da Serra tem como princípio promover a integração social de crianças de diferentes origens socioeconômicas e culturais, priorizando as crianças de baixa renda.
Como resultado desse trabalho, em 2015, a Dendê da Serra recebeu o reconhecimento das organizações internacionais Ashoka e Alana, como uma das 21 Escolas Transformadoras do Brasil (saiba mais sobre as Escolas Transformadoras).
Nossa história

A Escola iniciou seu trabalho em 2001, com apenas três turmas de Ensino Fundamental, que funcionavam em instalações muito improvisadas, numa fazenda da zona rural de Serra Grande. Em 2002, ainda em condições muito precárias, a primeira turma de Jardim de Infância começou a funcionar, dando início a esse trabalho inédito de Educação Infantil na região. Nos anos seguintes, com o apoio de vários parceiros e através de recursos de doações, a Dendê da Serra conquistou seu próprio espaço. Em sua sede rural, construiu salas para o Ensino Fundamental e para duas turmas de Jardim de Infância.
Nesses mais de 20 anos, a escola vem aprimorando seu trabalho de educação e integração social na região da Área de Preservação Ambiental Itacaré-Serra Grande, dialogando com as necessidades e potencialidades da região, a partir da bagagem sociocultural que alunos tão diversos trazem para o ambiente escolar. 
Em 2014, para reforçar seu vínculo com a comunidade local, a escola abriu uma terceira sala de Jardim de Infância, em um bairro popular de Serra Grande, atendendo crianças bolsistas da comunidade. A composição da turma desse espaço também contempla a missão da escola, e em 2023 passou a atender também alunos do Maternal, cobrindo uma demanda da comunidade, já que a creche pública não atende ainda essa faixa etária.
Em 2024, a Dendê da Serra ampliou seu atendimento, criando as todas as turmas do Ensino Médio, proporcionando continuidade aos estudos dos alunos.

bottom of page