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Projeto de Arte-Educação via Programa Faz Cultura

Patrocínio via benefício fiscal destinado à empresas que pagam o ICMS na Bahia

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Este projeto está aprovado na Lei de Incentivo à Cultura do Estado da Bahia, o Faz Cultura, que é um formato de patrocínio para empresas contribuintes no Estado, via Incentivo Fiscal do ICMS, através de crédito por abatimento deste imposto baiano (referente à 80% do patrocínio), sendo apenas a menor parcela (20%) de apoio direto de recursos da empresa. Com o patrocínio em sua totalidade, para este projeto, seria possível à Escola garantir os recursos para pagamentos das horas aulas de professores em todas as atividades artísticas praticadas na grade curricular, como música, dança e teatro, circo, pintura e desenho, trabalhos manuais como costura, crochê e tricô, artes em madeira língua inglesa, jardinagem e educação ambiental, além da aquisição de equipamentos e materiais pedagógicos das respectivas disciplinas. Este é o projeto mais importante e abrangente da Escola, e o mais interessante para empresas que queiram trabalhar as suas marcas em torno da responsabilidade social e cultural, com retorno de imagem.

Disciplina de Artes Aplicadas em madeira
Para a Pedagogia Waldorf, o aprendizado das Artes Aplicadas/Marcenaria exerce um papel fundamental no desenvolvimento do ser humano, e o ensino dessa atividade de potencial profissionalizante faz parte do currículo das escolas Waldorf de todo o mundo.
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
APOIO ESTRATÉGICO
Este projeto busca dar continuidade e aprimorar a disciplina de Artes Aplicadas/Marcenaria na Escola Dendê da Serra, possibilitando a crianças e jovens do Ensino Fundamental e Médio (de 11 a 18 anos), de diferentes origens sociais, o desenvolvimento de uma série de habilidades individuais e sociais a partir do trabalho com a madeira. O projeto contempla a continuidade da disciplina (através da remuneração do professor), o aprimoramento das aulas de Artes Aplicadas (através da formação do professor), e a estruturação das aulas (com a aquisição de novas ferramentas e material de consumo para a oficina).
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
DIMENSÕES DO APRENDIZADO
No processo de aprendizagem, os alunos conhecem o manejo dos recursos naturais, reconhecendo as madeiras que estão mortas na mata e que podem ser manejadas e utilizadas para a produção de diferentes objetos. Em cada ano do currículo da escola, os estudantes produzem diferentes utensílios do dia-a-dia que estão enraizados na tradição local.
Assim, além de contribuir para o desenvolvimento integral do aluno, o ensino dessa disciplina é um trabalho prático com forte cunho profissionalizante. Ocorre o aprendizado de uma atividade criativa, com potencial de produzir e ofertar objetos com alto valor agregado a partir de recursos naturais disponíveis para serem manejados na região. Valorizam-se desse modo conhecimentos da cultura tradicional, promovendo a integração harmoniosa com o contexto ambiental.
Em sua trajetória, a Escola Dendê da Serra já formou muitos alunos que atualmente exercem profissões ligadas à marcenaria e carpintaria, e que seguiram seu caminho especializando-se a partir das técnicas aprendidas na disciplina escolar de Artes Aplicadas. O professor de Artes Aplicadas é ex-aluno da Escola Dendê da Serra, natural de Serra Grande, e antes de assumir a nova função, trabalhou na Escola como monitor de alunos durante 5 anos.

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Disciplina de Educação Musical


Este projeto tem como objetivo financiar parte do processo educativo complementar e artístico da Escola Dendê da Serra, com recursos específicos para a remuneração do educador, professor em antropomúsica, Lucas Moreira. Este projeto propõe uma pedagogia musical integrada com a educação básica, complementando o trabalho dos professores de classe que abordam as matérias previstas nos parâmetros curriculares fundamentados na Pedagogia Waldorf. Os projetos realizados ao longo do ano têm por objetivo estimular a prática artística como caminho para o desenvolvimento integral de cada aluno e como exercício de trabalho em grupo, buscando o resgate e o reconhecimento das tradições regionais de ritmos e canções, e sua relação com a produção musical da humanidade em suas diferentes civilizações.
O trabalho do professor de música é tanto de orientação e desenvolvimento da musicalidade dos professores das turmas iniciais, como atuando em sala de aula com os alunos a partir do 5° ano, quando há maior exigência com a leitura e técnicas vocal e instrumental. No final do 8º ano, os alunos colocam em prática toda sua musicalidade ao realizarem uma grande montagem teatral, num trabalho criativo que envolve não só a criação de músicas e sonoplastia, mas toda a montagem da peça. Já no 9º e 10º anos, o trabalho é mais focado no canto coral.
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Vídeos de outros projetos



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