Projeto de Arte-Educação via Programa Faz Cultura

Patrocínio via benefício fiscal destinado à empresas que pagam o ICMS na Bahia

Faz_Cultura_Site_2019.jpg

Este projeto está aprovado na Lei de Incentivo à Cultura do Estado da Bahia, o Faz Cultura, que é um formato de patrocínio para empresas contribuintes no Estado, via Incentivo Fiscal do ICMS, através de crédito por abatimento deste imposto baiano (referente à 80% do patrocínio), sendo apenas a menor parcela (20%) de apoio direto de recursos da empresa. Com o patrocínio em sua totalidade, para este projeto, seria possível à Escola garantir os recursos para pagamentos das horas aulas de professores em todas as atividades artísticas praticadas na grade curricular, como música, dança e teatro, circo, pintura e desenho, trabalhos manuais como costura, crochê e tricô, artes em madeira língua inglesa, jardinagem e educação ambiental, além da aquisição de equipamentos e materiais pedagógicos das respectivas disciplinas. Este é o projeto mais importante e abrangente da Escola, e o mais interessante para empresas que queiram trabalhar as suas marcas em torno da responsabilidade social e cultural, com retorno de imagem.

Disciplina de Educação Musical na Dendê da Serra


Este projeto tem como objetivo financiar parte do processo educativo complementar e artístico da Escola Dendê da Serra, com recursos específicos para a remuneração do educador, professor em antropomúsica, Lucas Moreira. Este projeto propõe uma pedagogia musical integrada com a educação básica, complementando o trabalho dos professores de classe que abordam as matérias previstas nos parâmetros curriculares fundamentados na Pedagogia Waldorf. Os projetos realizados ao longo do ano têm por objetivo estimular a prática artística como caminho para o desenvolvimento integral de cada aluno e como exercício de trabalho em grupo, buscando o resgate e o reconhecimento das tradições regionais de ritmos e canções, e sua relação com a produção musical da humanidade em suas diferentes civilizações.

O trabalho do professor de música é tanto de orientação e desenvolvimento da musicalidade dos professores das turmas iniciais, como atuando em sala de aula com os alunos a partir do 5° ano, quando há maior exigência com a leitura e técnicas vocal e instrumental. No final do 8º ano, os alunos colocam em prática toda sua musicalidade ao realizarem uma grande montagem teatral, num trabalho criativo que envolve não só a criação de músicas e sonoplastia, mas toda a montagem da peça. Já no 9º e 10º anos, o trabalho é mais focado no canto coral.

Foto_Musica_Lucas.png
Assista vídeos dos projetos



Conheça mais sobre nossas ações educativas